Por que fazer a sua nacionalidade italiana?

15/06/2018

Não é nenhum segredo que o processo de cidadania é muitas vezes estressante e não muito barato, mas o final é muito recompensador! Selecionamos 10 motivos e um bônus para servirem de incentivo para você tomar sua decisão e iniciar agora o reconhecimento da sua cidadania italiana!

1- Ser europeu:

Tendo a cidadania italiana você tem os mesmo direitos que qualquer cidadão europeu: estudar em instituições públicas, utilizar sistemas de saúde, residir em qualquer país da União Europeia, alugar ou comprar imóveis com menos burocracia e até concorrer a cargos públicos em toda região pertencente ao Acordo de Schengen*. Além disso, você pode usufruir do suporte de Embaixadas e Autoridades Consulares italianas quando estiver viajando para um país fora dessa região.

Isso sem contar dos benefícios de lazer, de inserir-se na política do seu país de residência e ter direito ao auxilio-desemprego e  à aposentadoria (conforme os pré-requisitos do país). 

Mas todos que têm direito, têm deveres. Cidadãos europeus devem exercer seu papel e votar em eleições, por exemplo, mesmo morando fora da Itália, no caso de italianos. 

*Essa convenção foi realizada entre 30 países, sendo praticamente todos os pertencentes à União Europeia. Os únicos países que fazem parte da União Europeia e não estão no tratado são o Reino Unido e a Irlanda. 

2- Ter um dos melhores passaportes do mundo

Somente atrás dos passaportes alemão, sueco, francês, inglês, suíço e finlandês, o passaporte italiano está na lista dos melhores passaportes do mundo, já que ele dá direito a viajar por 155 países sem a obtenção de vistoOs países que fazem com que o passaporte italiano não ocupe o primeiro lugar são Mongólia, Ruanda e Índia, que ainda exigem o requerimento de visto para a entrada em seus territórios.

Mesmo assim, com este pequeno instrumento no bolso, é possível conhecer uma boa parte do planeta e ainda ter direito ao ingresso, estudo, turismo e trabalho em todos os países da Europa, respeitando as leis de cada um deles.

3-  Viver com a qualidade europeia

A União Europeia investe na proteção do meio ambiente e no desenvolvimento de infraestrutura das suas cidades visando a qualidade de vida de seus cidadãos. Segundo o Ranking de 2017 Social Progress Index, uma pesquisa feita em 128 países tem países europeus na sua liderançaMesmo com instabilidade política e financeira mundial, o União Europeia não reflete essa situação no dia a dia de seus cidadãos.

Aqui tem-se como prioridade a infraestrutura urbana, o fácil acesso ao transporte público de qualidade, a distribuição igualitáira de eletricidade e água potável, o que resulta num nível de qualidade superior ao Brasil, por exemplo. Claro que cada lugar é diferente, mesmo dentro da União, mas na grande maioria, os cidadãos vivem bem, com acesso a emprego e com uma menor desigualdade social.

4-  Fazer compras pelo preço justo

Hoje, vivendo em Portugal, muitas vezes ainda nos surpreendemos ao sair do supermercado com as sacolas cheias e não ter gastado mais de 20 euros. Mesmo com a aplicação de impostos sobre os produtos, os preços na Europa são mais justos que no Brasil, ou seja, compras mensais, renovar os guarda-roupa, reformar a casa e até mesmo comprar smartphones não pesam tanto no bolso de quem é europeu. 

A União Europeia tem mais de 500 milhões de consumidores potenciais. Para defender os interesses desses cidadãos, os Estados-Membros adotaram a política de direito à informação e à educação dos cidadãos a fim de garantir a saúde e da segurança dos mesmos.

5- Passar a cidadania europeia aos seus descendentes

Sim! Seus filhos vão ter direito a cidadania europeia! A Itália, como dissemos no post anterior, reconhece a cidadania como um direito de sangue, e após o reconhecimento da sua cidadania, seus futuros filhos terão direito à mesma. E se já tem filhos? Você pode requerer à nacionalidade juntamente com a nacionalidade de seus filhos, com os documentos certos em um processo conjunto.

6- Não há discriminação! 

Ser italiano nato e ser italiano por direito de sangue não há qualquer diferença! Você tem exatamente os mesmos direitos que alguém que nasceu na Itália: pode votar, pode abrir conta em bancos, montar um negócio, comprar imóveis, benefícios sociais e todos os outros direitos que contamos no número 1.

Não há problema algum em dizer que você é italiano! Depois de passar por todo o processo de reconhecimento é mais do que seu direito, é um prazer!

7- Maiores ofertas de trabalho

Em empresas de grande porte, principalmente. A dupla cidadania é valorizada no momento de contratações, justamente pela facilidade de vistos que a Europa concede. Também pode concorrer a concursos públicos em universidades, municípios, províncias, concursos diplomáticos, concursos de academias militares italianas, etc.

8- Estudar nas melhores universidades MUITO mais barato

Os preços para cidadãos europeus é de 3 a 5 vezes menor do que para brasileiros por exemplo. E ainda, você tem direito de pedir bolsas, financiamentos, concedidas pelo governo, pelas instituições ou mesmo pelos bancos que têm esse programa.

9- Facilidade no turismo

Viajando na UE você não passa com os oficiais de imigração. Existem filas especiais e a única coisa que você precisa fazer é apresentar seu passaporte no leitor eletrônico. 

"Mas e se eu estiver indo para os Estados Unidos, não preciso de visto?" Não, os cidadãos italianos se enquadram no Visa Waiver Program que os isentam dessa necessidade. Você precisa entrar no site do consulado americano, preencher o ESTA, que é um ato declaratório e, pronto, já pode turistar!

10- Green Card

Isso mesmo. Viver legalmente nos EUA é muito mais fácil para cidadãos italianos. O tempo de permanência no país para o requerimento do visto é menor em relação ao tempo exigido para brasileiros.

11- Fazer parte do mundo italiano

A vantagem bônus é a minha favorita. Poder saber que, depois de toda burocracia, você é italiano. Poder desfrutar de uma das culturas mais ricas e antigas do mundo é incrivelmente satisfatório. Vou contar um segredo: tem dias que ainda não acredito.

Mesmo que você não tenho o suficiente financeiramente ainda para se mudar para a Europa, é bom já encomendar a sua nacionalidade, porque quando o momento chegar ou, em uma emergência, você terá todos esses direitos e vantagens a seu favor. 

E você? Quer sentir isso também? Ficou com vontade e quer descobrir mais? Entra em contato com a gente e vamos falar mais sobre isso, vamos adorar!

Buona Giornatta a tutti!


Create your website for free! This website was made with Webnode. Create your own for free today! Get started